O processo de consultoria da GMF está apoiado em dois pilares fundamentais, que lhe conferem um diferencial no Mercado: 
Envolvimento - os diretores da GMF Consultoria atuam diretamente no dia-a-dia dos projetos juntamente com suas equipes, oferecendo suporte constante aos escalões executivos no desenvolvimento de novas estratégias, processos e planejamento. 
Autonomia do Cliente - como medida de sucesso dos trabalhos de consultoria a GMF empenha-se em criar processos estáveis e treinar as equipes de seus clientes para que estas possam atuar com independência, eficácia e eficiência no menor prazo possível.

A Demonstração do Fluxo de Caixa indica quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado dessa movimentação. Tem como objetivo fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira presente e futura da empresa que sejam úteis para tomada de decisão.

A Demonstração do Resultado do Exercício é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas.  Seu principal objetivo e oferecer um resumo financeiro dos resultados de uma empresa em certo período. 

O Balanço Patrimonial é a principal Demonstração Financeira existente (relatório contábil obrigatório por Lei). Destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.  Ele mostra como de fato está o Patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento (no fim do ano ou em qualquer data predeterminada). 

Consiste da determinação dos percentuais de cada conta ou cada grupo de contas do balanço patrimonial em relação ao valor total do Ativo ou Passivo. Fundamental para o estudo de tendências.

O Ponto de Equilíbrio econômico é o momento quando as receitas se igualam aos custos e despesas. É, portanto, o momento em que um produto passa a dar lucro. Sua principal importância é balancear os gastos e ganhos do seu negócio para evitar prejuízos e gerenciá-los para aumentar seu lucro. 

É uma técnica de análise que permite estudar os inter-relacionamentos entre receita, custo, preço, despesas, volume e sua influência com o lucro da empresa. A importância de uma Análise Custo/Volume/Lucro, ou ACVL pode ser utilizada com sucesso para subsidiar a tomada de decisão, bem como para auxiliar os processos de planejamento e controle empresariais. 

O conceito de rentabilidade pode ser interpretado como a qualidade do negócio e da administração. Existem diversas formas para saber se uma empresa é rentável ou não. As principais são: Margem Bruta, Rentabilidade sobre o Patrimônio (ROE), Rentabilidade sobre o Capital Investido (ROIC).  A rentabilidade de um negócio é um dos conceitos mais importantes ao se analisar um resultado trimestral.

É a quantia em dinheiro que sobra da Receita obtida através da venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor dos gastos variáveis (custo e despesas variáveis). Sua importância, segundo nosso consultores é auxiliar na identificação do(s) produto(s) com menor margem e também revelar aquele(s) mais lucrativo(s). Os produtos que apresentam margens de contribuição maiores são os que devem ter suas vendas estimuladas, obedecendo, é claro, os limites de produção.

Uma forma de planejar e controlar uma previsão ou meta de acordo com a qual serão tomadas as decisões. A previsão e a meta são quantificadas em termos econômicos ou financeiros, com a importância de auxiliar no processo decisório das empresas e mostrar como esse controle de despesa e receita ajuda o empresário.